domingo, 6 de fevereiro de 2011

Top 15 - Aberturas de Séries de TV

Sou uma grande fã de séries de TV – em especial às estadunidenses. Como toda boa admiradora, atento a tudo o que está ao meu alcance. As aberturas não escapam da minha observação. Há boas aberturas e ruins aberturas. Há aberturas mais complexas e outras mais simples. Curtas ou longas. Bem produzidas ou com um baixo orçamento. E por aí vai, até porque o mesmo se aplica às próprias séries. Não há uma fórmula ideal para a produção de uma abertura de série de TV, mas deveriam transmitir a essência da série, ou algo do tipo. Pois bem, resolvi elaborar um ranking com 15 das minhas aberturas favoritas até hoje, seguindo os mais diversos critérios.

15 – Pretty Little Liars

A abertura de uma das séries adolescentes mais intrigantes tem classe. Isso mesmo. Traz o preparativo do corpo de Alison – uma personagem que, ao que tudo indica, morre no primeiro episódio, o que desencadeia toda a trama – para o velório. Esse preparativo mostrado leva em conta apenas os aspectos da feminilidade: cabelos, unhas, maquiagem, sapatos, etc. A abertura é intrigante, um tanto misteriosa. Isso pode ser evidenciado com a sua música (Secret, por The Pierces) e pelo seu final, em que as quatro protagonistas agem como se escondessem algo – como, de fato, escondem...


14 – X-Files

X-Files foi uma série de grande sucesso, que estreou na TV no começo da década de 1990 e durou cerca de 10 anos. Até hoje reside nos corações dos fãs. Sua abertura é praticamente um hino internacional. Mulder e Scully são até hoje citados em outras séries. A abertura dá uma introdução ao que são os “Arquivos X” e encerra com a clássica frase “a verdade está lá fora”.

http://www.youtube.com/watch?v=Qd4l4noVdKg

13 – The 4400

Nunca a acompanhei, mas sei o básico do enredo dessa série de sci-fi. Quando assisti à abertura, percebi o quanto ela se adequava à história. Embalada pela música A Place In Time, cantada por Amanda Abizaid, a abertura mostra cenários em que deveria existir alguém, que desapareceu – banheiras cheias, refeições postas, telefones pendurados, etc. Ao fim, mostra as 4400 pessoas (desaparecida ao longo de décadas) que misteriosamente voltaram ao Planeta Terra, sem envelhecer nem um ano.

12 – The Sopranos

Uma das séries de maior sucesso ao redor do mundo não deveria ter uma abertura ruim. E não tem. Durante cerca de 1 minuto e meio, vemos cenas de New Jersey, onde se passa a série, percorridas pelo personagem Anthony Soprano em seu carro. A música que acompanha esse passeio, “Woke Up This Morning” (Alabama 3), traz um espírito mafioso à tona. Realmente, a HBO caprichou nessa abertura.


11 – Skins

A abertura dessa série adolescente britânica, assim como o elenco, passa por modificações ao longo das quatro temporadas, mas a essência continua a mesma. Como o elenco muda, as imagens que aparecem nas aberturas são diferentes; a música-tema também é modificada, mas a base é preservada. Mesclando imagens dentro e fora das letras que compõem a palavra “Skins” de uma forma incrivelmente harmônica, essa abertura é super criativa. No vídeo abaixo só constam as aberturas das 3 primeiras temporadas:

http://www.youtube.com/watch?v=SGIwLsMUVK0

10 – Grey’s Anatomy

Essa abertura é maravilhosa. Infelizmente, só foi utilizada nas primeiras temporadas – por algum motivo que desconheço. Capta a alma de Grey’s Anatomy, interagindo dois dos principais alicerces da série: medicina e romance.

9 – The Big Bang Theory

Resumir fatos importantes da história do universo e da Terra em cerca de 30 segundos? Bem, a abertura de TBBT conseguiu a proeza, com a letra simples e direta da música-tema History of Everything. Imagens rápidas de acordo com o ritmo vão surgindo na tela, passando a mensagem de que, na Terra, as coisas foram acontecendo de forma relativamente rápida até chegar aos dias atuais. E que tudo isso começou há cerca de 14 bilhões de anos atrás, com um Big Bang! No mínimo, incrivelmente interessante.


8 – House M.D.

A banda Massive Attack é autora de uma das músicas-tema mais elegantes e conhecidas no mundo das séries de TV, “Teardrop”. A série, claro, é House MD. Cada personagem (e, consequentemente, os nomes dos atores que os interpretam) é ligado a uma parte do corpo humano, de forma simbólica. Por exemplo: House e Wilson aparecem ao lado de cérebros, Chase aparece ao lado de uma espinha vertebral, Cuddy aparece como vasos sanguíneos, e por aí vai. Representa sutilmente o papel de cada personagem.


7 – Weeds

Outra série que ainda não acompanho, mas conheço um pouco do enredo. A trilha (“Little Boxes”), escrita na década de 1960, é uma crítica a esse sistema de subúrbio dos EUA, como o que abriga a trama de Weeds. Assim, as imagens que aparecem da abertura mostram exatamente isso, tudo igual e sem personalidade, bem ordenados: carros iguais, pessoas iguais, casas iguais (as ‘pequenas caixas’), etc. Além disso, essa abertura tem outro diferencial: durante a 2ª e a 3ª temporada, cada episódio traz uma versão nova de Little Boxes (durante a primeira temporada, foi utilizada a versão original, de Malvina Reynolds). Artistas como Elvis Costello, The Shins, Linkin Park, The Decemberists, Death Cab For Cutie, Joan Baez, entre outros, foram convidados a fazer tais versões. Abaixo, escolhi a versão de Regina Spektor, por considerar ser uma das melhores:

http://www.youtube.com/watch?v=1KnC-obchYM&feature=related

6 – Chuck

Altamente criativa, a abertura de Chuck é diferente de todas as que eu já vi. Em uma charmosa e simpática animação – apenas em escalas de vermelho, branco e preto –, mistura a nerdice à espionagem, ambas muito presentes na trama. Com uma série divertida como essa, como a sua abertura poderia ser chata? É simplesmente ideal.

http://www.youtube.com/watch?v=yqgwh_WhOps&feature=related

5 – Lie To Me

A abertura de Lie To Me supera expectativas. A música de Ryan Star, “Brand New Day”, se encaixa como uma luva à série de imagens que expõem expressões humanas e o que exatamente elas indicam, com seus respectivos códigos. Tudo à luz da avaliação do sagaz especialista na área, Cal Lightman (protagonista interpretado por Tim Roth). Interessantíssima.

4 – United States of Tara

Toda em estilo de livros de pop-up, a abertura de UST é excepcional. Mostra os três primeiros alters conhecidos de Tara – Alice, Buck e T –, mas sem mostrar seus rostos. Ao fim, aparece saindo do galpão usado para a “transformação” o rosto de Tara que, na verdade, é o rosto de todos os outros. Assim, percebe-se que todas essas personalidades habitam a conturbada mente de Tara. A trilha, composta por Tim DeLaughter, tem letras perfeitas para a abertura e para a série.

3 – Dexter

Absolutamente genial. A abertura de Dexter nos traz a comuns atividades matinais, realizadas por Dexter, o serial killer protagonista da série. Aí habita a ironia da abertura. Com um close e um olhar mais atento, percebemos o instinto assassino de Dexter em cada uma dessas atividades. A trilha da abertura tem um estilo meio latino caprichado – afinal, a série se passa em Miami.


2 – Six Feet Under

Profunda poesia está presente nessa abertura. E não é para menos, os produtores admitem que a sua construção foi trabalhosa. Quando a assisti pela primeira vez, fiquei maravilhada. Ela traz todos os elementos relacionados ao conceito da morte, desde o momento em que se dá – representada pelo corvo no início e pelas mãos que se soltam, simbolizando o desprendimento da vida – até o momento em que o corpo se encontra a sete palmos da ‘árvore da vida’, passando pelo necrotério e pela funerária. Não preciso nem comentar a trilha. Essa abertura é esplêndida.


Obs.: Esse vídeo não está com os créditos da abertura. Você pode assistí-lo com os créditos, mas em uma qualidade um pouco mais baixa, aqui.

1 – True Blood

Ao som de “Bad Things” (de Jace Everett), a abertura de True Blood mostra cenas que lembram o sul dos Estados Unidos, onde a religião ainda é muito forte e, consequentemente, o fanatismo religioso – representado por exorcismos, batismos, e outras cenas de cunho religioso da abertura. É também nesse cenário que se passa a série, contrapondo-se e trazendo os vampiros à tona. Com isso, o sexo, a morte e muito sangue se fazem presentes. A lógica da abertura é mostrar que os humanos podem ser tão ‘animais’ quanto os vampiros. Baseando-se nisso, a equipe que a produziu fez escolhas certas quanto à sequência de imagens e à trilha, o que transformou a abertura de True Blood a vencedora desse ranking. É inegavelmente fantástica.


PS: Não consegui colocar todos os vídeos aqui no post, por questões dos usuários do youtube, mas os links estão disponíveis.

Um comentário:

rutantan disse...

Tem umas séries que eu nunca vi aí mas só pela abertura deu vontade de ver.Acho que tá faltando a abertura de Nip/Tuck.