terça-feira, 21 de julho de 2009

Dia do Amigo

Hoje é 20 de Julho de 2009. 201° dia do ano de 2009. Hoje se comemora o 40° aniversário da chegada do Homem à Lua. É também o Dia do Amigo, implementado primeiramente na Argentina, em 1979, e disseminado em diversos países – como o Brasil. A diferença é que no país de origem, hoje é um feriado nacional e, aqui, é mais uma data comemorativa. Além do Dia do Amigo, também é Dia Internacional da Amizade. Acredito que não faça muito sentido a criação do Dia do Amigo se já existe o Dia Internacional da Amizade, ainda mais sendo no mesmo dia.

Como tantas outras datas comemorativas, o Dia do Amigo pode ser tido como uma mera data comercial. Há quem diga que a Amizade não precisa de uma data em especial, e que o dia do amigo é todo o dia. Mas... o que é a Amizade? Segundo o dicionário Aurélio, a Amizade é “Sentimento fiel de afeição, apreço, estima ou ternura entre pessoas”. Particularmente, eu acho esse conceito um tanto frio. Para mim, a Amizade é muito mais do que isso, é um ramo do Amor. A chamada ‘amizade verdadeira’ é certamente um tipo de amor, que deve ser cultivado com grande dedicação e carinho.

Sendo assim, não se faz necessário um dia para a comemoração de suas amizades. Afinal, supõe-se que os seus amigos estarão perto de você tanto nas boas quanto nas más situações. Deveria ser assim. Então, realmente, todos os dias em que se consegue manter uma bela amizade devem ser comemorados. Sim, penso também que não é tão fácil assim manter boas amizades, amizades verdadeiras. Quem as tem, tem poucas. Eu posso dizer que tenho vários amigos, mas verdadeiros amigos se apresentam atualmente em minha vida como um número bem menor – o que não é um problema, pois mais válida é a qualidade do que a quantidade.

De qualquer forma, não é por isso que eu não vou ter um ‘sentimento fiel de afeição, apreço, estima ou ternura’ por todos os meus amigos. Pelos que eu considero meus amigos, pelo menos. Há também os que eu digo que são meus amigos, mas não tenho certeza (ou sei que não os são). Acho quase que essencial as pessoas terem amigos. A amizade saudável gera uma vida mais harmônica.

Na verdade, para mim, o Dia do Amigo serve para eu pensar e refletir a respeito das minhas amizades como um todo. Avaliá-las, de certo modo. Lembrar-me dos bons e dos maus momentos que passei com cada amigo meu. E, por que não, passar um tempo com eles. Chego a conclusões incríveis a cada Dia do Amigo. Principalmente se comparar com os de anos anteriores. Surpreendo-me de formas negativas, mas também positivas. Faço uma retrospectiva e percebo o quanto eu mudei, e o quanto meus amigos também mudaram. Quem hoje não é mais meu amigo, quem ainda é e quem passou a ser. Afinal, a vida é assim mesmo, inconstante, e os amigos são nossos aliados. São nossos companheiros.

Comercial ou não, sem sentido ou não, um Feliz Dia do Amigo! :D


Nenhum comentário: